Sthefanny Gonzaga
4 min readMar 31, 2021

--

"Primeiro Desafio" da ADA

Na terceira semana na Apple Developer Academy começamos nosso primeiro projeto mais longo até então. O projeto teria duração de 2 semanas e meia e seria num grupo definido pelos mentores.

Quando o tema foi definido, acredito que foi uma surpresa para todos, talvez por ser algo meio “distante”, e talvez por isso foi nos avisado que mais uma vez não precisaríamos de fato “construir” algo. O principal objetivo do projeto seria aprender e estudar a fundo todas as etapas do CBL.

Os grupos foram divididos em equipes de 5 pessoas. Eu ainda não tinha tido a oportunidade de trabalhar diretamente com nenhuma das pessoas que tinham sido colocadas no meu grupo. Então mais uma vez foi bem legal poder conhecer mais pessoas incríveis que fazem parte da ADA comigo.

Na minha equipe, éramos 3 desenvolvedores, 1 designer e 1 de outra área sem ser TI. A princípio fiquei pensando se foi proposital terem colocado tantos programadores no mesmo grupo. Afinal sei que somos poucos no total dos dois turnos. Não sei exatamente quantos são no turno da tarde, mas acredito que de fato, o nosso foi o grupo com mais desenvolvedores. Bem, isso é algo que eu talvez nunca venha a descobrir.

O que eu sei é que nosso grupo teve uma integração muito boa logo de cara, o que infelizmente acredito que não foi algo que aconteceu em todos os grupos, segundo relatado por eles no decorrer das apresentações.

Acho que não comentei ainda, mas o tema foi: Vida em Marte. Então como eu comentei antes é um tema meio “distante” e bem amplo, então acho que foi um tema legal para pensarmos longe e sem nos “prendermos” em qualquer tipo de limitação, já que não teríamos que “construir” algo de fato.

Acredito que pegamos até bem a primeira fase do CBL, e dessa vez tínhamos mais tempo para cada fase do processo, o que nos permitiu pesquisas mais longas e aprofundadas. Acho que nosso maior problema foi tentar não já ir pensando na solução e também não pensar em aplicativos ou softwares no geral.

A parte do investigate com mais tempo foi muito legal pra podermos adquirir bem mais conhecimento sobre o assunto, e no início estava com um pouco de medo pelo nosso tema ser muito “aberto”, mas acredito que isso acabou sendo bem legal, pois cada um acabou “se especializando” numa parte e em conjunto conseguimos ter uma visão geral e chegamos a conclusão que seria mais legal fazermos algo mais “pé no chão”.

Foi bem legal que todos estávamos muito bem entrosados, então tudo fluiu de forma muito boa.

Na minha visão a única parte que acabamos “nos enrolando” , mais um pouco, foi no Act por questão do tempo, que achei que foi pouco para essa última parte.

Como acabamos decidindo “criar” um jogo de tabuleiro, e nenhum de nós tínhamos muita experiência com esses tipos de jogos mais nichados. Portanto, decidimos dedicar uma parte do tempo do Act para jogarmos um jogo de tabuleiro do tipo cooperativo, pois isso nos traria um conhecimento, que de fato nos ajudou muito na hora de criarmos o nosso.

Mas essa decisão acabou nos tirando bastante tempo de execução do nosso processo. Como eu não consigo dedicar tempo em dias de semana na parte da manhã por conta do trabalho, resolvi dedicar um tempo no domingo para adiantar algumas coisas das regras do jogo. Afinal, até para podermos pensar no design, seria legal já termos algumas regras para termos onde nos basear.

Na segunda de manhã o pessoal de fato começou a fazer o design baseado no que eu tinha conseguido adiantar das regras. E na parte da tarde conseguimos nos organizar em 2 grupos, um que focaria no desenho, e outro que terminaria os detalhes das regras. Isso fez com que a coisa andasse bem mais rápido.

No último dia foi finalizada a apresentação, o que também fluiu bem, pois conseguimos adiantar algumas coisas na noite anterior e na manhã da terça.

O pessoal que pensou no design mandou muito bem e estavam muito bem sincronizados . Infelizmente não consegui ajudar muito com essa parte, já que por conta do tempo preferi focar no que eu conseguiria ajudar mais minha equipe, e sabia que poderia confiar neles para fazerem bem a parte que eu teria muita dificuldade, e acho que foi uma escolha acertada. Todo o time se esforçou MUITO e mandou MUITO bem. Amei fazer parte desse grupo ❤️

Uma coisa muito boa da Academy é ter pessoas incríveis para quem podemos pedir ajuda: tanto os mentores, quanto os mentores juniors, quanto o próprio Binder, que é o coordenador, que foi de muita ajuda para nosso grupo na parte do Act, já que ele é especialista em jogos de tabuleiro, e não só dedicou um tempo para tirar nossas dúvidas, como também nos deu várias dicas de ouro e ainda nos passou um contato de alguém que poderia nos ajudar também. Então fica aqui meus agradecimentos a todos!

Me sinto muito grata por poder estar tendo uma oportunidade de aprendizado dessas e de poder conhecer tanta gente boa!

Fiquei muito orgulhosa do que conseguimos fazer.

Caixa e Componentes do Jogo

--

--

Sthefanny Gonzaga

Flutter Developer @Cingulo and Student at Apple Developer Academy